top of page

 

A ORIGEM DAS ARTES MARCIAIS 

 

Artes marciais significa “arte da guerra”. A origem da expressão é ocidental e latina. É vinculado à Marte, deus da guerra, chamado também de Ares na mitologia grega. Segundo a mitologia romana, artes marciais são artes militares ensinadas aos homens. No oriente, existem temos mais adequados para a definição dessas artes como Bu-Shi-Do (Caminho do Guerreiro).

 

A origem das artes marciais é cercada por dúvidas e teorias diferentes. Segundo um conto clássico da mitologia chinesa, no período dos soberanos míticos (4.000 a 2.000 AC) houve uma grande guerra entre Huang Di, o Imperador Amarelo, e Chiu Yuy, o Deus da violência, que era a própria encarnação do caos universal.

 

Após várias batalhas sem vencedor, Huang Di, por meio de uma revelação mística, foi exposto aos segredos das artes marciais. Assim, o Imperador Amarelo compreendeu a natureza do combate e venceu Chi You.

 

Já a outra teoria é que a arte marcial surgiu com o desenvolvimento da civilização. Quando as pessoas começaram a acumular riquezas, e por isso, sentiram a necessidade de se protegerem, abrindo espaço para o início das artes marciais.

 

Outro mito, principalmente no oriente, é que um monge indiano chamado Bodhidharma, saiu da Índia no séc. VI e foi para a China. Chegando a um mosteiro, ensinou yoga e uma forma de luta rudimentar indiana, que mais tarde viraria uma forma de luta shaolin e se espalharia por todo o país. Porém, arqueólogos acharam registros em escavações que o kung fu existe na China a mais de 5.000 anos.

SOBRE O SITE

Muitas artes marciais surgiram como técnicas de guerra, para que os homens conseguissem sobreviver sem armas de fogo. Muitas utilizam o manuseio de armas brancas como punhais, lanças, tchacos e facões. E, o mais importante, ensinam a se proteger e atacar usando somente o seu corpo. O site pretende observar o porque de cada luta existir, qual era a demanda para que ela fosse criada. Perceber também como surgiram várias vertentes de lutas diferentes dentro de uma só.

CAMPEÃO PAN-AMERICANO DE KUNG FU FALA SOBRE ESSA ARTE MARCIAL

ARTES MARCIAIS MAIS PRATICADAS NO MUNDO

ENTREVISTA TAEKWONDO

 

Professor de Taekwondo há 15 anos, Rafael Garcez fala

sobre experiências pessoais e o futuro do esporte.

 

Mundo Marcial: Por que você escolheu fazer taekwondo?

 

Rafael Garcez: Sempre gostei de praticar alguma atividade física, e sempre

gostei de competir como atleta, tanto que iniciei com futebol, depois natação

e com 16 anos resolvi começar a fazer musculação… foi quando eu estava

malhando e vi um grupo praticando esta luta e me interessei. Na época fui

perguntar ao professor como era, ele me explicou e resolvi fazer uma aula

experimental, foi com esta experiência que decidi entrar, praticar, cheguei

a competir diversos campeonatos ate pegar a faixa preta foi quando comecei

a dar aula de Taekwondo.

 

MM: O que você aprendeu da ideologia dessa arte mudou a sua vida em algum      Rafael Garcez (à direita) e           aspecto? Qual?                                                                                                                        Ivanildo Marques

    

RG: O taekwondo em especifico me ensinou a ter mais disciplina, pois segue

toda uma filosofia oriental e princípios como: cortesia, integridade, perseverança,

autocontrole e espirito indomável, este último quer dizer que um sério praticante

de taekwon do deve sempre conservar sua humildade. Ao defrontar-se com a injustiça, ele deve lidar com o combatente sem hesitação, ou medo, com espírito indomável, indiferente de quem quer que seja ou quantos forem.

 

MM: Como você vê o futuro desse esporte?

 

RG: Acredito que com a vinda das Olimpíadas possa avançar o esporte no país.

 

MM: Você acha que as Olimpíadas aqui no Brasil vão ajudar a divulgar esportes não tão em evidência no país como o taekwondo?

 

RG: Discordo quando diz que a arte não tem tanta evidência. Tem sim, mas é aquilo: são momentos. estamos num momento onde o muay thai e o próprio evento MMA esta em alta, assim como um dia o boxe e o karate ja tiveram seus momentos. o taekwondo não poderia ser diferente. Acredito que com as Olimpíadas possa voltar a crescer o numero de praticantes no pais.

Rafael Garcez (a direita) e Ivanildo Marques

ERA MARCIAL

Define-se como arte marcial a codificação de diferentes ciências, físicas e mentais, em diferentes graus que possibilitem aos praticantes o desenvolvimento do sistema de combate corpo a corpo. Embora existam diversos estilos de lutas podendo diferir-se completamente dos demais, feito o taekwondo que exige do aprendiz treino intensivo de golpes com as pernas, é certo que todas as artes marciais ensinam principalmente a defender-se e a atacar seu adversário de acordo com as técnicas aprendidas.

 

No vídeo abaixo, vemos o lutador João Carlos Lopes treinar um movimento avançado de treino, vulgarmente apelidado de “quebração” pelos praticantes de Taekwondo. Com auxílio de três companheiros, ele demonstra tal técnica que começa a ser requisitada a partir do exame para a faixa azul. Confiram!

ALUNOS DA ACADEMIA DAYSE GUIMARÃES NA AULA DE TAEKWONDO
bottom of page